Sobre a comAcesso
Apresentado em janeiro de 2010 com o objetivo de sensibilizar as entidades educativas e culturais para a importância da acessibilidade Web e digital, a comAcesso revalidou em 2014 a atualidade deste objetivo, com nova imagem e âmbito de ação mais alargado.
Origem do projeto
O projeto comAcesso foi apresentado em Janeiro de 2010 no IV SemiME, Seminário “Exclusão Digital na Sociedade de Informação”, na Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa. A criação deste projeto foi a efetivação de um sonho análogo de Norberto Sousa e de Ricardo Monteiro de criar um espaço Online onde se pudesse sensibilizar para a importância da acessibilidade da Web. Os cerca de 10 anos de experiência de Norberto Sousa em utilização de vários leitores de ecrã e outras tecnologias de apoio na interação com os diferentes navegadores de Internet, juntamente com os conhecimentos de Ricardo Monteiro em acessibilidade e design adquiridos na pós-graduação em acessibilidade e no seu curso de Design, acrescido da experiência conjunta em consultoria em acessibilidade, destacando-se os Sites do Banco de Portugal, do Continente Online e do Museu da Batalha, permitiu-lhes avançar para a criação deste projeto com vista a colaborarem com instituições e empresas na redução das barreiras de acessibilidade existentes nos seus Sites.
O projeto comAcesso, inicialmente com o lema “Comunicação acessível para todos, com diferenças pela igualdade”, tinha como objetivo fundamental a sensibilização para a importância da acessibilidade Web e a disponibilização de serviços de consultoria, principalmente a entidades educativas e culturais. Isto não significava que as barreiras de acessibilidade se restringissem a estas áreas, visto que a falta de acessibilidade era, e é, uma realidade nos mais variados sectores. Face a este problema, havia a necessidade de se selecionar um sector. Optou-se, assim, por começar por sectores fundamentais para a aprendizagem, integração e comunicação do ser humano.
Um novo Slogan, um novo âmbito
Desde a apresentação do projeto, a equipa comAcesso analisou vários sites de empresas e teve acesso a vários estudos que revelaram que a maioria dos sites do sector comercial apresenta grandes lacunas de acessibilidade que impedem o acesso a vários grupos de clientes, a produtos e serviços. Foi por esse motivo que a comAcesso, aproveitando a remodelação do Site, alargou o seu âmbito de ação e os seus serviços. Surge assim, em 2014, a comAcesso com uma nova imagem e um novo slogan, “Dê acesso, ganhe oportunidades!”, tentando despertar as empresas para a importância da acessibilidade nos seus produtos digitais e serviços Online.
Pretendendo consolidar o seu pioneirismo e qualidade na prestação de serviços de acessibilidade Web e Digital e oferecer cada vez mais soluções aos seus clientes, a comAcesso tem planeado a inclusão de novos serviços e a celebração de parcerias a médio e longo prazo.