WCAG 2.0 publicadas em português

O World Wide Web Consortium (W3C) publicou no Site oficial, no dia 24 de outubro, as versões autorizadas das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web em português europeu e do Brasil.

A tradução para português europeu foi coordenada pelo Departamento Sociedade da Informação DSI - Unidade Acesso da FCT e contou com representantes da academia, da indústria e de utilizadores.

 

Os trabalhos de revisão contribuíram para a melhoria do documento em diferentes vertentes, entre os quais a uniformização de terminologia e de conceitos, simplificação da linguagem e consolidação da tradução. No final, o grupo alcançou o objetivo: elevar o estado das WCAG 2.0 de versão voluntária para versão autorizada pelo W3C. De salientar ainda que as WCAG 2.0 também já tinham sido aprovadas como padrão internacional ISO/IEC 40500:2012 em outubro de 2012.

A equipa comAcesso congratula-se por ter tido a oportunidade de fazer parte do grupo de revisores e dá os parabéns aos dois grupos, português e brasileiro, que marcaram uma vez mais a importância da acessibilidade Web e da língua portuguesa.

 

WCAG 2.0 em português europeu WCAG 2.0 em português do Brasil