comAcesso e Informar.pt, uma parceria pela acessibilidade da (in)formação

A INSIA, empresa de Sistemas de Informação, e comAcesso, Acessibilidade Web e Digital, celebraram uma parceria no sentido de proporcionar aos seus clientes um acesso mais rápido e com maior qualidade aos seus serviços.  

Melhoria da acessibilidade e da usabilidade

A equipa comAcesso, juntamente com os programadores da INSIA, empresa detentora do portal de divulgação de cursos e ações de formação: Informar.pt, levaram a cabo algumas alterações neste portal, por forma a melhorar a sua acessibilidade e usabilidade. Este processo já atingiu resultados bastante satisfatórios, mas as duas equipas pretendem continuar a trabalhar no objetivo de cumprir todas as diretrizes de acessibilidade do W3C e possibilitar o acesso aos seus conteúdos ao maior número possível de utilizadores.  

Vantagens para a empresa, utilizadores e clientes

Os responsáveis pelo Informar.pt estão convictos que as alterações efetuadas terão impactos positivos não só para os utilizadores e clientes, mas também no retorno financeiro para a empresa, uma vez que a maior acessibilidade dos conteúdos do Informar.pt facilitará a indexação do Site nos motores de busca e, consequentemente, estes terão maior visibilidade para potenciais clientes. Com o aumento de visitantes originado pela melhoria da acessibilidade do portal, os clientes do Informar.pt também beneficiarão de uma maior visibilidade.  

Responsabilidade social e acesso aos conteúdos por pessoas com deficiência

O Informar.pt não se preocupa apenas com a questão financeira e com a visibilidade dos seus conteúdos. Contactados pelo comAcesso, os responsáveis pelo portal aperceberam-se que vários grupos de utilizadores que usam tecnologias de apoio para interagirem com o computador não conseguiam aceder de forma eficaz e eficiente às informações disponibilizadas no portal. Em alguns casos, nem era possível ter acesso à informação. Se, para o utilizador comum, a acessibilidade e usabilidade podem significar apenas uma melhoria na rapidez de navegação, para o utilizador com deficiência a acessibilidade significa, tão-somente, a única forma de ter acesso à informação. Assim, alcançar a conformidade de acessibilidade de nível triplo A (AAA) dos demais serviços e produtos tornou-se desde logo, para a INSIA e para o comAcesso, simplesmente o próximo passo.  

Serviços comAcesso

Esta parceria oferece, por sua vez, aos utilizadores e clientes do Informar.pt, a possibilidade de se informarem sobre os serviços do comAcesso através dos contatos do Informar.pt ou de acederem diretamente ao comAcesso através deste portal. Visite o portal Informar.pt e inspire-se! Contacte o comAcesso e seja o próximo a tornar o seu Site acessível! A equipa comAcesso